Um chizinho
Olá,
Obrigado pela sua mensagem. Parabéns por ter conseguido enganar os bots, atravessar a selva de artigos de ajuda com que foi bombardeado e conseguir falar com um agente humano. A maioria perde-se pelo caminho.
Aqui chegado, não pense que está mais perto de um final feliz. Com a minha fé na vontade que tem de se ajudar a si mesmo, vou ignorar a pergunta específica para a qual procura resposta e mandá-lo ler mais artigos de ajuda, onde encontrar a informação que procura é como procurar a mítica agulha num palheiro burocrático habilmente montado. Não tenha ilusões: é de propósito para o cansar e fazer desistir já aqui.
A nossa primeira tarefa é desviar pedidos e invocar as políticas da empresa, que temos gravadas nas tábuas mosaicas, mas que também oferecemos em formato digital. A segunda, no caso improvável de a primeira não resultar, é expressar empatia. Por isso, quando insistir no problema que tem e no pedido desesperado de ajuda que julga fazer a uma pessoa de carne e osso, vou aplicar o modelo pré-formatado de simpatia e empatia depois de fazer a análise de sentimento, para que não tenha hipótese de ripostar. Não queremos oferecer soluções, mas converter os problemas em desafios que o encorajamos a ultrapassar, desarmar frustrações e contornar os gatilhos emocionais que põem em risco a saúde mental dos utilizadores, que só precisam de uma boa dose de psicologia de algibeira para se esfumarem. Sabemos que o seu anseio mais profundo é ser compreendido e temos o orgulho de dar resposta a esse anseio primário.
No fim, depois de insistir no diálogo se o seu problema envolve outra pessoa com quem diz já ter tentado dialogar, vou estender-lhe um ombro onde secar as lágrimas ácidas que resistam a este tratamento doce, capaz de derreter qualquer um. Chegará rapidamente à conclusão de que o problema que tinha era imaginário, com um broto de culpa a despontar pelo tempo que me fez perder consigo. A minha maior satisfação, e missão pessoal, é ajudá-lo a tornar-se mais consciente de si.
Se reparar que cada mensagem desta troca produtiva vem assinada por um agente diferente, é impressão sua: o Contexto transforma-nos num Superagente, capaz de apanhar o fio à meada e de dar continuidade a qualquer conversa.
Se quiser repetir a volta, estamos ao dispor.
Um chi-coração,
O Antipinóquio
A torcer por si de hora a hora